Quem se lembra do filme: “Esqueceram de mim“? Já se vão mais de 20 anos e, ainda, muitas pessoas não perceberam que o título tinha um ERRO de regência. O que era?
ComESQUECERnão se usaDE

Princípio Fundamental:

 O verbo ESQUECER é esquecido de tudo! Inclusive da companhia da preposição. Portanto, não use preposição junto ao verbo esquecer, como foi grivado e divulgado, através do título do filme.

1) Quem esquece algo, simplesmente esquece!

  • Esqueci o livro
  • Esqueci o chapéu
  • E, no caso do título do filme, seria simplesmente: Esqueceram-me!
2) Agora, quem “se” esquece de algo… Esquece “de algo”, como é indica a própria afirmação, na primeira frase. Esquecer-se é um do verbo transitivo indireto. Enquanto “esquecer” é transitivo direto. Assim, no caso de esquecer-se de algo, leve a preposição junto.
  • Esqueci-me do livro
  • Esqueci-me do abajur inglês.
  • E, no caso do título do filme, deveria ser: Esqueceram-se de mim!
* Só usamos a preposição “de” (do, da, dos, das) se dermos um pronome oblíquo (me, te, se, nos, vos) ao verbo escrever.
Veja um resumo ilustrativo:
Esquecer 1

Eu esqueci-me (me esqueci) de você!

ou   Eu esqueci você!

* Então, nunca mais diga: “Eu esqueci de você”.

Deixe uma Resposta

