Who am I                                                       The Story

 

 

 

 

 

 Who am I – Zaida Machado

I’m a senior developer of intuitive and creative technologies in the micro and macro world – web and nature.

FotoEu tenho gosto particular pela criação: criar, inovar, inventar. Por vezes, recriar e reinventar! Gosto do mundo digital justo pelas infinitas possibilidades de criação. São mais de 25 anos de experiência na área de TI. Tenho um prazer particular de fazer tudo de forma personalizada nos mínimos detalhes. Como amante da natureza e das artes, eu não pude deixar deixar de interagir com elas. Assim que formei-me, também, em paisagista e permacultora – 10 anos de experiência. Sinto enorme satisfação de interagir com o espaço externo, criando ou modificando-o em favor de nós mesmos, mas sempre de olho no planeta, no princípio básico de respeito a ela. A natureza por si só, já é um ato da criação.   

Proficiency

Graduação em Ciências Econômicas (1987) com foco em sustentabilidade – Pesquisa e elaboração de uma monografia junto ao Ministério da Agricultura acerca da eficiência e aplicabilidade de um sistema integrado de auto suprimento energético   para produção de cana-de-açúcar e gado de leite e corte. O que hoje é conhecido como “fazendas sustentáveis”.  

Análise de Sistemas – Instituições de ensino e parceiras do Banco do Brasil, hoje UNIBB.

Paisagismo – Escola de Paisagismo de Brasília. RT – Responsabiidade Técnica:  CREA  DF: 9012/TD-DF       RN: 0707938724

Permacultura – IPEC e Tibarose – Áreas: Bioconstrução, Planejamento e Design de Ecovilas, Design de Captação, Biorremediação e Tratamento de Águas Pluviais, Técnicas de Bio-Arquitetura entre outras.

Location

Actual – Brasília, DF, Brazil
Other – France, Portugal, Italy, Ireland

Languages

Portuguese (Mother tongue)
English (Working use)
French (Heart Language – Often acquaintanceship )
Italian (Often acquaintanceship)
Spanish (Often acquaintanceship)
German (Strictly Social)

Networks

Flickr

Instagram

O Pensador

Twitter   →  

Google+

Ex-colaboradora da Wikipédia

 

 

 


 

 

 

 The Story

O Atelier Dedo Verde já tem uma longa e bonita estória!

 

ADV Logo VerticalEste site foi resgatado e repaginado, a partir do antigo projeto em alusão ao livro de Maurice Druon, de 1957: O Menino do Dedo Verde. O nome e projeto foram inspirados na obra que a paisagista lera quando era criança. Mais tarde, relendo-a para seu filho caçula, no início dos anos 2000, ela não pôde deixar de ver a profunda filosofia existente naquelas poucas páginas: um menino que fazia tudo florescer com o simples toque de seu dedo. Encantou-se com as duas faces do livro: a estética pelo olhar puro e infantil de <Tistu> (o personagem principal), bem como e, principalmente, a face humanitária e fraterna impressa no contexto e desenrolar da estória em relação ao mundo e às pessoas. O livro emana uma visão bastante pueril para a solução de questões bem complicadas e atuais. Problemas que enfrentamos ainda hoje no mundo. Mas nada impossível se nos empenharmos em práticas para a capacitação, implantação e sedimentação de uma cultura mais ética, solidária e fraterna mediante as pessoas e pequenas comunidades, através de iniciativas pessoais e/ou comunitárias. A obra está disponível no Slideshare. Clique no link O Menino do Dedo Verde. Ou copie e cole este endereço http://pt.slideshare.net/TCHARGOW1969/o-menino-do-dedo-verde-maurice-druon, diretamente, no seu browser.

 

O Projeto

Foi então que surgiu o projeto – Atelier Dedo Verde. À época Zaida Machado era voluntária no Centro Espírita Paulo de Tarso, Lago Norte, Brasília, onde ocupava-se, ordinariamente, em filtrar as doações, separando aquelas que poderiam ser reaproveitadas após trabalho artístico e artesanal para futuro produto de venda no bazar. O CEPT mantém uma creche para os filhos de pais e mães que não têm com quem deixá-los durante a jornada de trabalho. Nesse pólo, Zaida Machado pretendia iniciar suas atividades ambientais de sustentabilidade, visando o melhoramento e engajamento do ambiente externo às necessidades primárias do local, então uma creche. Obteve a colaboração das alunas da Escola de Paisagismo de Brasília que cumpririam horas de estágio ali (exigência do curso) para suas futuras formações. No entanto, viu seus planos naufragarem antes mesmo de iniciarem. Os motivos reuniram denúncias maldosas e enganosas de suas atividades ligadas ao meio ambiente – fruto da maledicência e invejas alheias. Atitudes viciosas que, infelizmente, estão presentes nas relações trabalhistas e pessoais do mundo, desde os primórdios da civilização. 

Campanhas – Promoções

IPEC Ferrocimento (104)Foto: construção de reservatório d’água-IPEC  Técnica: ferrocimento em multirão. Até hoje, o projeto não pôde se iniciado por falta de incentivos, parcerias e etc. Enfim, ele existe e  aguarda-se que um dia seja possível implantá-lo. Além disso, outras condições que eram favoráveis à época, hoje já não o são! No entanto, através desse site pretende-se fazer novo esforço utilizando-se das tecnologias atuais, globalização,  facilidades da internet e redes sociais. Virtualmente, pretende-se criar campanhas e movimentos solidários que procurarão efetivar ações de melhoria e bem-estar à instituições, organizações, pessoas e comunidades carentes que estiverem ao nosso alcance e possibilidades. Estes eventos serão lançados como  #campanhasadvp ou #promocoesadvp, conforme as oportunidades e engajamento alcançados no intento.

…Por isso, ajudem compartilhando aquilo que acham proveitoso!

PNG_Logo_ADV_300_153

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s